sábado, dezembro 02, 2006

Papa na Turquia

Não gosto particularmente do actual papa, ( talvez por ainda ter muito viva a imagem do seu antecessor, tudo o que conseguiu fazer e não conseguir evitar comparações...)
Num mundo onde as tensões entre todas as crenças, nacionalidades e interesses é cada vez maior a mensagem e exemplo a dar devia ser de uma maior tolerância e respeito pelo próximo.
Talvez por isso me tenha chocado tanto as polémicas frases do Papa à uns meses atrás. (sim eu sei que eram citações antigas e foram divulgadas pelos media fora de contexto), mas não deixam de ser tristes.
O Papa que à bem pouco tempo achava que a Turquia não podia e não devia pertencer à união europeia, hoje diz que não tem de ter opinião pois o Vaticano nem pertence...
Acho que todos percebemos a operação de charme que foi esta viagem à Turquia, por um lado a Turquia a querer mostrar a sua abertura ao ocidente para ser aceite e um Papa que procurou mostrar que afinal não é tão mau quanto isso...
As razões podem não ser as melhores mas valeu pelo esforço de ambas as partes pelo diálogo.

Já agora sabiam que na Turquia existem os chamados "crimes de honra" agora renomeados para "crimes tradicionais" em que é legítimo os homens de uma família matar as mulheres em caso de "desonra" (por exemplo um pai ou um irmão matar uma filha/irmã caso ela seja solteira e engravide...)
Mas agora já estão a "ocidentalizar-se" em algumas zonas as mulheres já podem escolher os namorados...