sábado, outubro 17, 2009

Bem já estou em casa depois de mais de 12h de viagem com direito a 5h de espera em Frankfurt.
Para rematar sobre a minha estadia na Argélia:

O motorista que andou comigo a semana toda era um velhote muito simpático que de inglês só sabia as horas, por isso, falavamos imenso em francês, durante as intermináveis horas no carro... Expliquei-lhe que queria conheçer o centro da cidade e ele disse que não me deixava ir, não era boa ideia, uma estrangeira andar sozinha por isso foi comigo :)
Basicamente ele parou em frente a duas lojas na "Boulevard" e foi comigo dar-me a opinião "Trés jolie trés jolie". Queria comprar lenços, sempre imaginei que haveria imensos, muito bonitos e baratos, mas não! ou então não se vendiam nas lojas de "souvenirs".
Portanto, o meu passeio pelo centro da cidade foi de carro, pelas avenidas principais onde os prédios são todos iguais e bonitos se imaginarmos sem as antenas parabólicas, vi o Grand Poste,(os correios lá da zona) muito famoso.

Acabei por ir embora sem comer os couscous, no meu último jantar fui com pessoal da empresa, um egipsio, um libanês , 2 alemães e uma portuguesa num restaurante Indiano na Argélia. Viva à globalização.

Todos os dias acordava por volta das 5h30 da manhã com os canticos/rezas muçulmanas que colocam em autifalantes, durante o dia mal nos apercebemos mas nas horas em que é suposto rezarem estão lá. Eles não páram de fazer algo importante para rezar, não é muito rígido, cada um organiza-se de modo que no final do dia o seu dever esteja cumprido. Na empresa onde estava havia uma sala reservada para rezarem e sp alguns pares de sapatos à porta.

Acabei por não visitar nenhuma mesquita, vi algumas por fora, mas tive a sorte de conhecer e trabalhar com um colega que gostava de dar a conhecer a sua religião e cultura muçulmana mesmo para uma ignorante como eu. Ambos concordamos que todas as religiões a mensagem principal é o amor, respeito pelo próximo e que todos os problemas resultam de extremistas que usam a religião como desculpa por motivos tudo menos religiosos.

Sobre o facto de eles poderem ter 4 mulheres não conseguimos chegar a consenso, para mim só seria aceitável se as mulheres também podessem ter 4 homens...mas tem razões históricas, os homens iam para as guerras e tal, depois ficavam demasiadas mulheres...também não comem carne de porco porque no passado houve alguma espécie de epidemia causada pela carne de porco. Não bebem vinho porque segundo a religião não podem encontrar falsas formas de felicidade.

Do hotel para o avião fui no mini autocarro do hotel com mais uns 3 homens de negócios falavam entre eles sobre a tristeza que era aquele país, da infestação de contruções, de toda a baía de Argel ser um estaleiro de obras quando poderia ser lindíssimas praias e apesar de não estar na conversa tive de concordar com eles, percebi que trabalhavam na indústria do petróleo e chamaram ao hotel que eu achei fantástico de 5 estrelas "shit". São pessoas como eles que acabam por encher os bolsos à custa de países que podiam ser tão ricos mas são governados por pessoas que só se interessam em se manter no poder.

Fin