sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Free Hugs

E ainda sobre abraços....

"Nem todos "perdem" alguns segundos do seu precioso tempo para sentir o calor de um abraço, mas amanhã a proposta é outra. Um grupo de cidadãos vai estar em Sta.Catarina, apartir das 14h30, a distribuir abraços gratuitos, numa iniciativa mundial que pretende criar mais proximidade entre seres humanos."

Metro

terça-feira, fevereiro 26, 2008

Grande abraço

The huge embrace was organised in Parque Tolteca in Guadalupe, a suburb of the northern metropolis of Monterrey.

Maria Olivia Chu, a government representative, confirmed the participation of 8,402 children.

The children joined arms in a long chain, in the shape of a spiral, in a park for more than a minute, so that the official could register the hug.

'We broke the previous Guinness record held by the city of Chihuahua,' said Guadalupe Mayor Cristina Diaz Salazar. She said the embrace was organised to 'promote values of love and friendship'.

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Não tenho pais ricos...

Hoje recebi os resultados da minha primeira simulação "a sério" de um crédto habitação para uma casa imaginária...
Fiquei deprimida em pensar no nível de vida que terei ao assumir este compromisso mensal :( acabou-se o comprar pq gostei e apeteceu-me e porque posso....
Um compromisso de 50 anos! isso é tipo bodas de Ouro com o banco...
Mas depois a revolta e indignação tomaram o lugar da tristeza ao perceber que a mensalidade*12meses*50 anos no final... isto é quando for uma velhinha de 75 anos... terei pago mais do dobro da casa...

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Era assim...com os telefones

Ainda sobre a dependência dos tlm ontem começei-me a lembrar da altura que entrei para o colégio... isto é 1992, era eu uma criança com 10 aninhos.
No colégio eramos cerca de 400 alunas e o ano em que entrei foi ano de inovações!
Foi colocada uma nova cabine telefónica a cartão, ou seja, passou a haver o fantástico número de 2 telefones, 2 telefones públicos para 400 alunas!
Um mais antigo a moedas numa espécie de casinha de madeira e um último grito em tecnologia azul a funcionar com os credifones ou se quiserem TLP cards, (oki, quem é que ainda se lembrava destes nomes?) ahh pois é! eu cheguei a fazer colecção de credifones... deverão estar tds numa caixa de sapatos algures ...
E havia aquelas situações "ohhh empresta-me 1 periodo, a sério, é só para dar um recado", na altura um credifone tinha 50 ou 120 impulsos ( periodos) e os mais baratos custavam 750 escudos! Oki estou mesmo a ficar velha... lembro-me dos preços do "antigamente"! primeiro sinal de demência.
Ora um colégio interno funciona como uma selva, reina a lei do mais forte e neste caso eram as alunas mais velhas, por exemplo, uma fila para o telefone ou outra situação qualquer, uma aluna do 6º ano passava todas as que fossem do 5ºano, até encontrar alguma do seu ano ou ano superior. Podem ficar chocados mas era a práctica normal e aceite, claro que quando se está no 5º ano e na base da cadeia alimentar, a teoria é "quando eu for grande vou acabar com estas situações e vou respeitar as filas", mas quando o poder do 6ºano sobe a cabeça e apesar de sermos ultrapassadas pelo 7º,8º,9º,10º,11º e 12º achamos o máximo passar o 5º ano à frente.
Bem voltando aos telefones e conforme o explicado era quase impossível conseguir fazer um telefonema, eu estava habituada a não ficar em casa, dormia várias vezes na casa dos meus primos e como tal não posso dizer que tivesse saudades, mas o mesmo não se pode dizer de várias coleguinhas minhas que quando batia a saudade e o medo dava origem a grandes choradeiras.
Eu confesso chorei na primeira semana, mas não de saudades, tinha combinado com a minha mãe que lhe telefonaria à noite na quarta feira mas como não tinha conseguido pensei que a minha mãe fosse ficar triste e chateada comigo.
Depois expliquei a situação em casa e acabaram-se as tentativas para ligar, à medida que fui crescendo na hierarquia às vezes lá telefonava 1 vez por semana para casa...naquela de saber se estava td bem.
Hoje com 25 anos o dia em que não telefone para casa é o caos!

Wish List

terça-feira, fevereiro 19, 2008

Telemóvel és dependente?

Só para partilhar que descobri que sou independente do meu tlm!
Após o susto inicial de perceber que não tinha trazido o tlm e ponderar voltar ao Porto para o ir buscar, resolvi testar esta dependência de mais de 8 anos...
Cheguei à conclusão que o que me atormentava mais não era não poder fazer chamadas, mas saber que estava incomunicável em caso de alguém precisar de mim.
Também não gostei muito de começar a conduzir sem tlm mas durou uns 30 seg de preocupação...
ahhh este teste durou 5 dias

segunda-feira, fevereiro 18, 2008

sábado, fevereiro 16, 2008

Clicks por Amesterdão










Amesterdão


Escalas de 7h em cidades assim não me importo nem um bocadinho, faz hoje uma semana e ainda estava em Amesterdão. O centro da cidade está a 15min de distância do aeroporto, talvez o que demore mais seja atravessar o aeroporto para realmente chegar ao comboio.
Amesterdão tem cerca de 100 canais e mais de 1000 pontes, segundo o guia do barco onde fiz um passeio turístico pela cidade durante 1h, acho que foi uma boa opção o passeio de barco, visto o reduzido tempo para ver tamanha cidade, depois de conheçer Veneza e agora Amesterdão ainda me pergunto porque chamam ao Porto a cidade das pontes...
Uma amiga minha a ver as fotos resumiu a : "oki prédios velhos, estreitos, canais e bicicletas."
Eu acho que vi muito mais e mesmo assim fiquei com a sensação de só ter espreitado pela cortina. Acho que vou ter de explicar que cortina é no sentido figurado, não me refiro às famosas cortinas do red district, dessas vi muitas!
Acho que ...o que mais gostei foram as centenas de barquinhos/casa espalhados pelos canais, são mesmo fofos, cultivam verdadeiros jardins nos barcos, quase todos tem grandes janelas para os canais e confesso que tentei espreitar para muitos deles e imaginei-me perfeitamente a viver num ambiente assim.
Não comi nada de especial. Talvez para a próxima :) que será em breve, talvez depois possa escrever mais sobre Amesterdão e a Holanda.
Reparem em pormenor na fotografia em anexo neste post.

terça-feira, fevereiro 12, 2008

Clicks por Riga











segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Riga

Capital da Letónia, com cerca de 700 mil habitantes, blá blá o google diz o resto, mas só não me disse que a moeda não é o euro!
Portanto o meu primeiro ups! na Letónia foi pagar o táxi, lá acreditei na conversão que ele fez dos lats e paguei os euros respectivos...
Falando em euros, a minha empresa acha que lá o nível de vida é baixo e como tal pagam uma verdadeira miséria por dia, mas não! Aquilo paga-se bem, transportes, restaurantes, mercados etc pelo menos no centro da cidade.
O centro da cidade propriamente dito é pequeno e bonito, posso dizer que em 4h vi quase td de interesse, os edifícios mais "turisticos" são um misto de estilo medieval com art nouveau, fora do centro é tudo muito feio, legado da sua ocupação sovietica e alemã, verdadeiros blocos cinzentos.
O centro é cheio de igrejas cristãs e ortodoxas e tal como quase todos os edifícios mais bonitos no cimo têm uma espécie de coluna que termina num bico com um galo no topo.
Não cheguei a perceber o significado do galo, mas os trocadilhos com os "bicos" foram mais que muitos.
O castelo de Riga é verdadeiramente feio, estava em frente a ele a pensar isto só pode ser uma prisão, quando decido perguntar a um casal que estava a passar onde era o castelo. A resposta foi uma coisa que traduzida devia ser um "dahhhh"
Riga também é muito procurado para o turismo do sexo, isso o google tb não me disse, quando cheguei era meia noite portanto lá fomos à procura de um bar qq que tb servissem comida, na rua fomos abordados por um homem, que lá arranhou em inglês "where are you from"?
" ohhh portuguese! Mamas grandes"
yep este foi o 3º contacto com um "nativo" para além do taxista e do check in.
Não havia prostitutas na rua, mas havia os chulos a tentar engariar clientes, segundo me disseram com fotos e td! mto profissional!
Coisas novas para mim:
Restaurante de comida da Arménia e Georgia - mto bom!!! comida e vinhos fantásticos, e pelo meio fui aprendendo umas coisinhas de história, como o genocídio Arménio onde cerca de 1.5 milhões dum total de 3 milhões foi morto. Alguém estudou isto na história? eu pelo menos não me lembro.
Andar de patins no gelo, estou cheia de nódoas negras, as figuras que o pessoal que não sabe andar faz são no minimo hilariantes... mas posso dizer que pela experiência gostei.
Comi Deer ou Reindeer, o que faz sempre trocadinhos fantásticos. Não achei nada de especial principalmente depois de começar a pensar no Bambi, o que vale é que o restaurante era medieval com uma decoração mta gira, música etc à pala da empresa :)
Em relação a noite, existem mil pubs de streep tease. Mas tb há muitos bares "normais" e pelo menos umas 3 discos. Fui a uma muito grande com pelo menos 4 pistas com estilos de músicas diferentes. Uma delas a que chamamos a pista do engate, mais pequena cor de rosinha cheia de sofás, pufs etc, e na altura não percebemos o "for sale" na mesa, até nos expulsarem dos sofás.
A companhia e o hotel de 5 estrelas fizeram que o resto do tempo lá passado fosse mto bom :)
As fotos ficam para a próxima.